Reabastecedor da USAF receberá equipamento que permite compartilhar dados entre F-35 e F-22

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Um F-22 Raptor e um F-35A Lightning II da USAF voam em formação com o drone XQ-58A Valkyrie no Arizona em 9 de dezembro de 2020 (Foto: James Cason/USAF).

Um F-22 Raptor e um F-35A Lightning II da USAF voam em formação com o drone XQ-58A Valkyrie no Arizona em 9 de dezembro de 2020 (Foto: James Cason/USAF).

O KC-46 será a primeira aeronave a receber equipamentos que farão dele um nó no novo sistema de gerenciamento de batalha da Força Aérea dos EUA, confirmou a força na última sexta-feira.

Como parte do primeiro lançamento de capacidade do programa Advanced Battle Management System (ABMS) da USAF, o plano é equipar uma parte de seus aviões-tanque Boeing KC-46 de reabastecimento aéreo com “um subsistema de comunicações de arquitetura aberta e equipamento de processamento avançado” que permitirá transmitir dados entre os caças stealth F-35 e F-22, disse o Air Force’s Rapid Capabilities Office (RCO) em resposta a perguntas da Defense News.

A intenção, afirmou o RCO, é atingir a capacidade operacional antecipada até o final do ano fiscal de 2022.

O F-35 e o F-22 foram ambos fabricados pela Lockheed Martin, mas usam links de dados diferentes, cada um com baixa probabilidade de interceptação: o Link de Dados Avançado Multifuncional para o F-35 e o Link de Dados Intra-Flight a bordo do F-22. Esses links são incompatíveis e não permitem que os caças compartilhem informações enquanto operam furtivamente.

Para resolver esse problema, vários KC-46 serão equipados com um pod cheio de equipamentos de comunicação que se traduzem entre as duas formas de onda.

O RCO ofereceu alguns detalhes sobre quais produtos buscará para construir o primeiro lançamento de capacidade ABMS e qual é o custo projetado. O escritório se recusou a comentar quantas unidades pretende comprar.


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Também não ficou claro se as demonstrações do ABMS “em rampa” permitiram à USAF reduzir os prazos de desenvolvimento das tecnologias que buscará, ou se exercícios ajudaram a estreitar o escopo do que ela buscará comprar.

Para adquirir a capacidade, a força “utilizará uma variedade de contratos” que podem incluir contratos existentes, solicitação de respostas por meio de anúncios de agências amplas, prêmios de pesquisa de inovação para pequenas empresas e acordos cooperativos de pesquisa e desenvolvimento, afirmou o RCO.

A Força Aérea está conduzindo atualmente uma análise de custos, acrescentou o RCO, sem fornecer mais detalhes.

Por meio do programa ABMS, a USAF espera testar incrementalmente e colocar em campo hardware e software que permitirão que todas as suas plataformas e sensores compartilhem dados, ao mesmo tempo que usa novas tecnologias como aprendizado de máquina para garantir que informações significativas e facilmente digeríveis sejam apresentadas aos tomadores de decisão quando mais precisam.

Além de fornecer hardware ABMS para o KC-46, o RCO também planeja fazer “grandes investimentos em infraestrutura digital” como parte do programa, disse Randy Walden, que lidera o escritório.

“Para construir o ABMS, você deve primeiro construir as estruturas digitais e caminhos sobre os quais os dados críticos são armazenados, computados e movidos”, disse ele em um comunicado à imprensa. “A USAF precisa de um ‘sistema de sistemas’ inteligente, rápido e resiliente para estabelecer a superioridade de informação e decisão, e o ABMS será essa solução.”

Fonte: Defense News.

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