General diz que pico nas interceptações de aeronaves russas cria tensão nas tripulações da USAF no Alasca

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Caça F-22 Raptor intercepta um bombardeiro Tu-95 Bear russo no espaço aéreo internacional perto do Alasca (Foto: NORAD).

Caça F-22 Raptor intercepta um bombardeiro Tu-95 Bear russo no espaço aéreo internacional perto do Alasca (Foto: NORAD).

O número recorde de interceptações de aeronaves russas na costa oeste da América do Norte diminuiu o tamanho das unidades da Força Aérea, disse um oficial do alto escalão do Alasca na quarta-feira.

“Certamente vimos um aumento na atividade russa. Interceptamos mais de 60 aeronaves no ano passado. … Nós monitoramos mais do que isso”, disse o tenente-general David Krumm da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, durante um fórum online organizado pela Associação da Força Aérea.

Essa é a maior ação já vista na ADIZ do Alasca (uma região com 200 milhas náuticas que passa pelo território dos EUA e no espaço aéreo internacional) desde a queda da União Soviética em 1991. Em comparação, o Anchorage Daily News relatou em 2015 que o ADIZ registrava, em média, cerca de 10 incursões de aeronaves russas a cada ano, como bombardeiros Tu-95 Bear, aeronaves anti-submarino e aviões de coleta de inteligência.

Em resposta, a Força Aérea implanta caças F-22, aviões de vigilância aerotransportados E-3 e reabastecedores KC-135 para escoltar os aviões russos. Os voos acontecem ao mesmo tempo em que as potências disputam influência no Ártico, um ponto crescente de atividades militares.

“Embora haja pressão sobre nossas unidades, direi que eles estão administrando isso de maneira muito, muito eficaz”, disse Krumm, que atua como chefe da unidade do Comando Norte dos Estados Unidos no Alasca, da região do NORAD do Alasca e da 11ª Força Aérea sob as Forças Aéreas do Pacífico.


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Os militares enviam F-22s da JBER (Joint Base Elmendorf-Richardson) para encontrar os russos porque os Raptors estão baseados nas proximidades do Alasca, mas Krumm indicou que a Força Aérea pode estar aberta para despachar outros tipos de jatos no futuro para que os Raptors possam se concentrar em missões mais complexas e no treinamento. Os F-16 Fighting Falcons na base Eielson AFB, no Alasca, podem oferecer uma alternativa de jatos de quarta geração.

“Os F-22 são nosso caça de superioridade aérea de linha de frente”, disse ele. “Há um custo. … Eu ainda não sei quais são todas as opções que vamos buscar.”

O chefe do NORTHCOM e do NORAD, general Glen VanHerck, alertou os legisladores da Câmara em 14 de abril que os EUA devem ser capazes de detectar e responder a todas as ameaças aerotransportadas em potencial à medida que a Rússia aprimora suas frotas de bombardeiros e outras aeronaves de longo alcance. O Departamento de Defesa está considerando suas opções para modernizar uma rede de satélites, radares e outros sensores e recursos que ajudariam os militares a detectar comportamentos suspeitos mais cedo e colaborar com a força para lidar com eles.

Aspectos dessa rede serão testados no próximo exercício Northern Edge que começa em 3 de maio, incluindo tecnologias como o novo jato de combate F-15EX Eagle II, satélites de internet Starlink da SpaceX, invenções do Air Force Rapid Capabilities Office e bloqueadores de sinal eletrônico.

O aumento nas interceptações pode influenciar o cenário que os participantes enfrentam no Northern Edge. “Estamos analisando como poderia ser a guerra moderna no futuro, e isso inclui cenários como [a incursão russa no espaço aéreo americano]”, disse o tenente-coronel Michael Boyer, principal planejador da Northern Edge, aos repórteres em 31 de março. “Obviamente, vemos muito escrutínio e valor nos interesses de nossa nação no Ártico e queremos ter certeza de que eles estão protegidos e preservados de maneira adequada.”

Fonte: Air Force Times.

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