A Embraer está trabalhando ativamente em parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e espera anunciar algo em breve, disse o CEO Francisco Gomes Neto nesta sexta-feira em teleconferência com repórteres.
Embora Gomes Neto não tenha especificado quais novos produtos estão envolvidos nas discussões, ele disse no passado que a empresa espera desenvolver um novo avião turboélice, mas que não pode fazer isso sozinha.
Até o ano passado, a Embraer iria vender a maior parte de sua operação de aviação comercial para a Boeing por US$ 4,2 bilhões. Mas esse acordo fracassou em abril, devido ao efeito paralisante da pandemia sobre as viagens e os fabricantes de aviões.
Na sexta-feira, a Embraer divulgou seu melhor trimestre até agora durante a pandemia COVID-19, reduzindo as perdas para apenas US$ 3 milhões e entregando mais jatos no período do que nos primeiros nove meses do ano juntos.
Mas ainda não está claro se o pior já passou para a Embraer ou se há mais desafios pela frente, porque grande parte das vendas da empresa em 2021 aconteceram nos últimos três meses do ano. O quarto trimestre já tendia a ser o mais forte da Embraer antes da pandemia.
O terceiro fabricante de aviões do mundo não emitirá orientações prospectivas porque diz que suas perspectivas permanecem incertas, mas observou que não teve nenhum pedido de jatos comerciais cancelado e que terminou de reduzir sua força de trabalho.
No geral, em 2020, a Embraer perdeu US$ 732 milhões, mais que o dobro do prejuízo de 2019, prejudicado por sua unidade de aviação comercial, que também é sua principal linha de negócios.
As entregas caíram pela metade em relação a 2019. Enquanto a fabricante entregou 28 jatos comerciais no quarto trimestre, ela entregou apenas 16 nos 9 meses anteriores. O resultado foi que a receita da Embraer no quarto trimestre chegou a US$ 1,8 bilhão, apenas 12% a menos que no ano anterior, embora a receita do ano inteiro tenha caído 31%.