Por Albert Caballé Marimón |
O Liaoning (Type 001), porta-aviões chinês de 66.000 toneladas construído a partir de um casco soviético adquirido à Ucrânia, é hoje a nau-capitânia da Marinha do Exército de Libertação Popular, a marinha chinesa. A China está perto de lançar ao mar seu segundo porta-aviões, o Type 001A, o primeiro construído localmente.
Este segundo porta-aviões, baseado no Liaoning, completou recentemente seu quinto teste de mar, e o Pentágono acredita que ele “provavelmente se juntará à frota até o final de 2019”. Ambos são navios de propulsão convencional e operam com Ski Jump/STOBAR (do inglês Short Take-Off But Arrested Recovery).
O terceiro navio
Embora a China não reconheça oficialmente, em novembro passado a mídia estatal chinesa confirmou rumores de uma “nova geração de porta-aviões”. No início de maio passado, o DoD (Departamento de Defesa dos EUA) informou que o novo navio está de fato em construção.
Segundo o DoD, espera-se que este seja significativamente maior que o Liaoning e opere com sistema CATOBAR (do inglês Catapult Assisted Take-off But Arrested Recovery). O porta-voz do DoD acrescentou ainda que “esse projeto permitirá que ele suporte mais aeronaves de combate, aeronaves de alerta antecipado de asa fixa e maior rapidez nas operações de voo”.
Imagens de satélite analisadas pelo CSIS (Center for Strategic and International Studies, Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais) confirmam a construção e trazem pela primeira vez indícios da aparência do novo navio. “A construção de um terceiro porta-aviões parece estar em andamento no Estaleiro Jiangnan da China”, informou o CSIS. “Imagens de satélite comerciais coletadas em 17 de abril de 2019 mostram atividade significativa.”
As fotos indicam que a proa e o casco já estão sendo construídos. O CSIS acrescentou que “embora os detalhes sobre o Type 002 sejam limitados, o que se observa em Jiangnan é consistente com o que se espera para o terceiro porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular”.
Especula-se que o Type 002 terá deslocamento significativamente maior que os tipos anteriores e deverá estar operacional em 2022.
Em janeiro, um especialista naval chinês afirmou que a China precisa de pelo menos três porta-aviões para defender seus interesses globais. “Nosso país tem uma costa de 18.000 km. Além disso, nossa economia é voltada para o exterior e nossos interesses globais estão aumentando”, disse o comodoro Zhang Junshe, membro do Instituto de Pesquisa Naval.
Fontes: CSIS/China Power, The Guardian, Business Insider.
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Sobre a China
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The Illustrated Guide to Aircraft Carriers of the World
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Interessante, vamos ver como será esse porta aviões chinês.
Em 2022 saberemos! Um abraço, Rafael!
Os Chineses seguem a filosofia do fazendo e aprendendo.
É por aí, e eles aprendem mesmo!
Gostei do ultimo paragrafo “Em janeiro, um especialista naval chinês afirmou que a China precisa de pelo menos três porta-aviões para defender seus interesses globais. “Nosso país tem uma costa de 18.000 km. Além disso, nossa economia é voltada para o exterior e nossos interesses globais estão aumentando”, disse o comodoro Zhang Junshe, membro do Instituto de Pesquisa Naval.”
ou seja
1 Porta Aviões para 6000 km/milhas náuticas (?!?)… com esse tipo de pensamento A Marinha Brasileira teria que ter 34 porta aviões… nem os Norte Americanos pensam assim…
Dbatta, a extensão da costa brasileira é de 7.400km. Pelo raciocínio do chinês, precisaríamos de um. Mas não sei que métodos ele usou para chegar nesse cálculo.
rs!!!
200.000
não sei de onde tirei esse numero…
Agora que o imbróglio mental foi resolvido a citação faz sentido.
Obrigado
Acontece!
Não me lembro das palavras ou detalhes mas o império Japonês e o III Reich quando perguntados nos anos 30 sobre o aumento das “Frotas e Forças” respondeu na mensa linha….