A República da Coréia (Coréia do Sul) revelou um protótipo do jato de combate KF-21 Boramae, anteriormente conhecido como KF-X, informou a estatal KTV.
O presidente Moon Jae-in visitou a Korea Aerospace Industries (KAI) em Sacheon, Província de Gyeongsang do Sul, sexta-feira, para a cerimônia de inauguração do primeiro KF-21 Boramae. O ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, e mais de 230 funcionários do governo de ambos os países também participaram da cerimônia. A Indonésia é parceira do projeto.
“Uma nova era em autodefesa chegou e estabelecemos um marco histórico no progresso de nossa indústria de aviação”, disse Moon. “Também expresso sincera gratidão ao governo da Indonésia por confiar na capacidade da Coreia e se tornar um parceiro neste projeto de co-desenvolvimento. Até que o desenvolvimento esteja completo e os dois países estejam prontos para a produção em massa para fazer incursões em mercados de terceiros países, a Coreia e a Indonésia trabalharão juntas.”
Os mais novos caças bimotores virão em versões de um e dois lugares, dependendo das missões a que se destinam. A aeronave de combate de próxima geração desenvolveu a Korea Aerospace Industries Ltd.
O novo KF-21 é um dos projetos nacionais mais importantes para substituir os atuais caças da força aérea e apresentar a próxima geração de caças que pode satisfazer o conceito de operação futura do campo de batalha da força.
O Boramae é um caça a jato multifuncional e resultado do programa de desenvolvimento de aeronaves KF-X que vem sendo realizado desde 2016. A Indonésia prometeu financiar 20% do custo total de desenvolvimento, ou 1,73 trilhão de won (US$ 1,55 bilhão), em troca de 50 aeronaves que serão fabricados para a Força Aérea da Indonésia, além de transferência de tecnologia.
Quando o Boramae completar seus testes finais, a Coreia será a oitava nação do mundo a desenvolver um jato supersônico avançado com sua própria tecnologia. Moon disse que a produção em massa começará após os testes finais. A Coreia planeja implantar 40 KF-21 em 2028 e 120 em 2032.
“O governo pretende se tornar uma das sete maiores potências da aviação na década de 2030 e fortalecerá a independência tecnológica do país em motores de aeronaves e outras tecnologias essenciais”, disse Moon. “Além disso, o governo fará investimentos de longo prazo em tecnologias para aeronaves elétricas ou a hidrogênio e mobilidade aérea urbana.”
De acordo com o governo, 719 empresas coreanas participaram do desenvolvimento do KF-21. Cerca de 65% das mais de 30.000 peças usadas na aeronave protótipo foram feitas na Coréia, e a Administração do Programa de Aquisição de Defesa e a KAI planejam aumentar essa porcentagem.
O governo estima que o projeto criou 2,1 trilhões de won em efeitos econômicos e 12.000 empregos de 2016 a 2020. Quando entrar em produção em massa, 100.000 novos empregos serão criados e 5,9 trilhões de won de valor adicional serão gerados, de acordo com o governo.
Fonte: Defence Blog.