A nova propaganda das forças armadas chinesas acertou com a Geração Z?

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Wu Jing, ator do filme "Wolf Warrior", aparece em um vídeo de recrutamento do PLA (Foto: PLA).

Wu Jing, ator do filme “Wolf Warrior”, aparece em um vídeo de recrutamento do PLA (Foto: PLA).

Músicas de rap que fazem referência às dificuldades de um século atrás. Vídeos com canções de sucesso sobre filmagens do treinamento e da vida cotidiana dos soldados, elogiando-os por proteger as fronteiras.

Uma série dramática educando oficiais da marinha sobre o vício em jogos online e espionagem cibernética e um vídeo de recrutamento para a Força Aérea estrelado por estrelas pop e atores.

Todos eles têm um produtor improvável: o Exército de Libertação Popular da China.

Até recentemente, as comunicações internas e a propaganda externa do PLA encorajavam uma imagem da vida nas forças armadas chinesas que era abafada e marcadamente desligada da sociedade.

Mas a Geração Z – aqueles nascidos entre 1995 e 2009 – agora responde por uma grande parte do pessoal militar, e essa geração trouxe seus hábitos, como jogos na Internet e mídia social, para as fileiras com eles.

Isso explica a presença do cantor Jackson Yee e do ator do filme Wolf Warrior, Wu Jing, em um vídeo da Força Aérea, e por que as filmagens militares continham canções como Young For You.

Em contraste com as gerações anteriores, almejadas por canções folclóricas gravadas pela própria academia de arte do exército chinês, a Geração Z tem mais probabilidade de se identificar com o Bilibili – um site de compartilhamento de vídeos chinês com tema de animação, quadrinhos e jogos – e com o aprendizado por meio de jogos de computador.

Morten Ender, professor de sociologia no departamento de ciências comportamentais e liderança da Academia Militar dos EUA em Nova York, disse que é do interesse dos militares chineses atender aos novos hábitos geracionais.


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“Será inútil [para o PLA] tentar resistir à difusão e onipresença da mídia social”, disse Ender. “Os jovens vêm para o serviço militar tendo sido socializados para usar esses dispositivos. Eles esperam usá-los em qualquer contexto institucional em que se encontrem como jovens adultos – educação, trabalho, recreação e assim por diante.”

Quanto mais popular a cultura, mais fácil para os militares atrair e obter o apoio dos jovens chineses, disse Timothy Heath, pesquisador sênior de defesa internacional do think tank americano Rand.

“Os militares têm como objetivo recrutar jovens urbanos, educados e com experiência em tecnologia – esses são os indivíduos de que o PLA precisa para operar armamentos e equipamentos avançados de alta tecnologia.”

Health disse que a promoção dos militares por meio da cultura popular também visa encorajar o apoio popular ao PLA e ao Partido Comunista, geralmente enfatizando temas de nacionalismo e a noção de que os militares são os protetores do povo. “Isso também pode ajudar a conter os relatos negativos de corrupção no partido e no PLA”, disse ele.

Malcolm Davis, um analista sênior especializado em segurança chinesa no Australian Strategic Policy Institute, disse que o material do PLA foi projetado para deixar os jovens entusiasmados com a carreira militar, em vez de se concentrar apenas na vida civil.

“É uma ferramenta de recrutamento para apelar a uma geração chinesa mais jovem para se juntar ao exército – em particular, o lançamento de vídeos promocionais mostrando o PLA usando as mais recentes capacidades militares em ambientes operacionais”, disse ele, acrescentando que o recrutamento sustentado, particularmente de pessoas instruídas , foi vital para acompanhar as ambições militares da China.

O PLA já foi cheio de camponeses, mas está cada vez mais procurando graduados, pois incorpora armas sofisticadas, como drones, mísseis hipersônicos e caças stealth. Em 2001, começou a recrutar pessoas com formação universitária. Em 2014, quase 150.000 dos 400.000 recrutas anuais do PLA eram estudantes universitários e graduados.

A retenção continua a ser um desafio, e os graduados do ensino médio ainda constituem a maior fonte individual de recrutas. Florian Schneider, diretor do Leiden Asia Center na Holanda, disse que os esforços promocionais do PLA não eram muito diferentes daqueles das forças armadas dos EUA, “mesmo que adaptados às sensibilidades estéticas da China continental”.


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Por exemplo, as Forças Armadas dos Estados Unidos fazem vídeos de recrutamento que têm como alvo jovens conhecedores da Internet e permitem que os produtores de filmes usem seu equipamento se os militares acreditarem que um filme pode ajudar no recrutamento ou agir como um anúncio positivo.

“É revelador que a propaganda do Partido Comunista cada vez mais use temas da cultura pop, especialmente a cultura jovem, e libere esse material nas plataformas de mídia social”, disse Schneider. “Esses vídeos de propaganda juvenil costumam usar memes e elementos estilísticos de anime, mangá e videogames para atrair usuários jovens.”

Como membro da Geração Z, Xiong Zhi, nascido em 1997 e profissional da educação em Wuhan, disse que apreciava a representação dos militares e via suas limitações. “Gosto muito de alguns dos vídeos que nos lembram, nascidos em tempos de paz, que o sacrifício do PLA nos dá a vida que gostamos”, disse ele. “No entanto, nossa geração está mais confiante do que as anteriores, e o hardware militar está um pouco distante de nossas vidas diárias.”

Alguns aspectos da mensagem podem ser difíceis de vender, disse Heath. As reuniões, discursos, briefings e documentos frequentemente preferidos nos círculos partidários não são a ideia de diversão de todos.

“Existe um limite para o que um designer de vídeo pode fazer para que os documentos do partido sobre planejamento econômico pareçam cool e interessantes”, disse ele.

Schneider disse que convencer novos públicos com esses esforços de propaganda pode ser um tiro no escuro. “Algo é moderno e legal, desde que continue a fazer parte de uma subcultura”, disse ele. “Uma vez que os atores oficiais aparecem em plataformas populares entre os jovens para lhes vender mensagens convencionais, essas plataformas se tornam decididamente menos legais.

“O público jovem e descolado segue em frente, e o esforço de propaganda só atinge quem já estava a bordo.”

Fonte: SCMP.

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