A chegada dos caças Su-30SM e Su-35 para a Força Aeroespacial da Rússia permitiu aos pilotos voar além dos ângulos de ataque críticos, o que aumentou suas capacidades de manobra, disse o comandante do Grupo Aerobático Cavaleiros Russos, Sergei Shcheglov, à TASS na segunda-feira, por ocasião do 30º aniversário do grupo comemorado em 5 de abril.
“O que era considerado um modo crítico para uma aeronave quando não podia ser controlada agora é um regime bastante controlável. Anteriormente, uma pirueta era algo além do permitido, enquanto hoje é uma manobra bastante correta. Os aviões são muito bons, oferecem vasta capacidades e, de fato, nossas aeronaves estão entre as melhores do mundo”, disse o comandante.
Os caças Su-30SM e Su-35 preservaram a aerodinâmica de seu antecessor Su-27, mas adquiriram propulsores mais potentes e aviônicos avançados, disse ele. “Esta é uma geração completamente diferente de aeronaves. Eles carregam um sistema de navegação mais preciso e oferecem capacidades expandidas de emprego em combate”, disse o comandante do grupo acrobático Russian Knights.
Em comparação com o Su-27, os novos aviões são mais manobráveis e fáceis de manusear, disse ele. “Agora a aeronave se tornou mais amigável ao piloto: ela permite continuar pilotando e não se distrair para não ir além de parâmetros críticos, como ângulo de ataque e cargas. Mesmo quando as ferramentas de controle aerodinâmico não são suficientes, a aeronave ativará um vetor de empuxo controlado. Isso faz com que a nova aeronave seja diferente do Su-27″, disse o comandante.
O grupo acrobático Cavaleiros Russos praticou uma série de novas acrobacias quando os pilotos começaram a voar caças Su-30SM. Eles os mostraram durante sua performance na Malásia usando o regime de ‘Manobra’. Ele permite controlar a aeronave com a velocidade reduzida a zero e realizar manobras acrobáticas em ângulos de ataque além do crítico, disse ele.
Pela primeira vez desde o período soviético, os caças Su-30 e Su-35 tornaram-se confortáveis para os pilotos. Em particular, receberam assentos equipados com aquecimento, disse Shcheglov.
“Na União Soviética, a atenção foi dada às capacidades da aeronave enquanto ninguém pensava em condições confortáveis na cabine dos pilotos. Por exemplo, aviões de caça estavam em serviço de combate no Extremo Norte enquanto ninguém cuidava dos aquecedores dos assentos: os pilotos tinham que de alguma forma usar os condicionadores de ar para aquecimento. E agora a cabine tem aquecedores de assento e um ar condicionado muito confortável: você diminui o volume para o regime de frio e aumenta para o aquecimento”, disse o comandante.
Além disso, o Su-35 é equipado com equipamentos autônomos que ajudam a ligar o ar-condicionado e a energia a bordo com os motores desligados, ele disse. “Isso é muito importante para preparar a aeronave no solo e na ausência de equipamentos de solo, por exemplo, ao preparar o avião para outra decolagem em um campo de pouso intermediário”, disse o chefe da equipe acrobática dos Cavaleiros Russos.
Ases de Kubinka
Os Cavaleiros Russos são a única equipe acrobática do mundo demonstrando atordoamentos complexos voando caças pesados Su-30SM e Su-35 e, anteriormente, jatos Su-27. O grupo acrobático foi constituído em 5 de abril de 1991 com base no 1º Esquadrão de Aviação do Centro de Demonstração de Aeronaves no campo de aviação de Kubinka.
Os jatos Su-35 chegaram para o grupo acrobático pela primeira vez em novembro de 2019. Em julho de 2020, o grupo completou seu rearmamento para os Su-35 depois que quatro novos aviões foram redistribuídos das instalações do fabricante da aeronave para a base do grupo aéreo em Kubinka, fora de Moscou. Em 2016, caças Su-30SM chegaram para o grupo de acrobacias.
Fonte: Agência Tass.