A US Navy está pronta para reparar navios danificados em combate em tempo de guerra?

Compartilhe:
Marinheiros se preparam para simulação de emergência de combate a bordo do destroier USS Mason durante exercício de controle de danos em 2014 (Foto: US Navy).

Tripulantes se preparam para simulação de emergência de combate no destroier USS Mason durante exercício de controle de danos em 2014 (Foto: US Navy).

Enquanto os chefes da Marinha dos EUA continuam a soar alarmes sobre uma guerra futura com a China, ou pelo menos o fim do domínio naval americano no Pacífico, um novo relatório de uma agência do governo questiona se a força teria a capacidade de reparar navios danificados em combate em caso de conflito.

A US Navy alienou muitas de suas capacidades de reparo de navios durante a guerra após a Guerra Fria, afirma o relatório do Government Accountability Office (GAO) da semana passada.

“Com o surgimento de competidores de grande poder, capazes de produzir ameaças de ponta numa guerra, a Marinha deve agora estar preparada para salvatagem e reparos com rapidez em uma frota moderna”, afirma o relatório.

Os investigadores do GAO avaliaram os desafios que a US Navy teria ao usar sua capacidade de manutenção regular para reparar danos de combate e também avaliaram se a Marinha começou a desenvolver tal capacidade de reparo.

A própria US Navy identificou vários desafios no uso de seus sistemas de manutenção regular – que restauram os navios ao status operacional completo – caso sejam necessários reparos de danos de combate em uma guerra, de acordo com o GAO.

Mas a Marinha carece de “doutrina estabelecida para reparo de danos em combate, funções de comando e controle pouco claras e falta de capacidade de reparo”, afirma o relatório.


Um gráfico do relatório mostra o processo dos trabalhos em caso de danos em combate em navios da US Navy (Fonte: GAO).

Embora a força esteja nos estágios iniciais de averiguação de como fornecerá o reparo dos danos de combate, a US Navy não designou uma liderança para esses planos, de acordo com o GAO.

“Sem uma liderança designada, a Marinha pode ser prejudicada em seus esforços para enfrentar os muitos desafios para sustentar seus navios durante um grande conflito de poder”, afirma o relatório.

E embora a US Navy desenvolva modelos de vulnerabilidade de navios durante a aquisição que estimam os fatores de danos durante uma guerra, tais modelos não são suficientemente atualizados durante as décadas de serviço do navio.

“Sem avaliar e atualizar periodicamente seus modelos para refletir com precisão os sistemas de missão crítica do navio, a Marinha limitou sua capacidade de avaliar e desenvolver capacidades de reparo de danos de combate necessárias para sustentar navios em conflito com um competidor de grande poder”, avisa o GAO.

A Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2020 exigiu que o GAO estudasse a capacidade da US Navy de realizar reparos a danos de combate.

A US Navy não teve que realizar reparos de danos de combate desde a Segunda Guerra Mundial e agora precisaria consertar navios com sistemas elétricos, de radares e computadores muito mais intrincados, e faze-lo sem tantos estaleiros públicos ou tenders, observa o GAO.

O GAO apresentou nos últimos anos vários relatórios alertando sobre os desafios da US Navy ao realizar a manutenção em tempos de paz e retirar os navios dos estaleiros a tempo sem que esteja ocorrendo uma guerra total.

“À luz dos desafios contínuos dos estaleiros para acompanhar a demanda de manutenção regular, os reparos de danos de combate podem exacerbar ainda mais esses desafios, observa o relatório.



Embora quaisquer esforços de dano de combate dependam da capacidade de manutenção convencional da US Navy, tais planos podem ser afetados por reparos que devem ser conduzidos em uma zona de combate, onde as capacidades de reparo podem correr o risco de novos ataques.

Restrições de tempo – a necessidade de colocar os navios de volta à luta o mais rápido possível – bem como vários navios que precisam de reparos, complicariam ainda mais esses esforços, de acordo com o GAO.

Dependendo da natureza e localização do conflito, os recursos de reparo e a substituição de navios de guerra também podem não estar prontamente disponíveis, afirma o relatório.

Ao mesmo tempo, a US Navy está nos estágios iniciais de desenvolvimento de conceitos de reparo de danos de combate, o que pode levar a requisitos atualizados, de acordo com o GAO.

A Frota do Pacífico dos EUA começou a desenvolver o conceito de “Reparo e manutenção em tempo de guerra” em 2019 e finalizou-o em abril, apresentando as pessoas, peças e processos necessários para fazer reparos de navios e submarinos no teatro de operações.

O Comando das Forças da Frota dos EUA está desenvolvendo o conceito de “Reparação Expedicionária no Mar” e deve ser concluído no próximo ano fiscal, de acordo com o GAO.

Mas enquanto a força tem 15 esforços de reparo de danos de combate em andamento, oito deles “estão nos estágios iniciais de desenvolvimento”, afirma o relatório.

Nesse estágio, a US Navy também carece da orientação de comando e controle necessária caso um navio de guerra necessite de reparos urgentes em danos da combate.

“Os oficiais da Marinha com quem falamos geralmente notaram uma falta de clareza no processo de tomada de decisão, como quem na cadeia de comando decide se rearmar ou consertar um navio danificado”, afirma o relatório.


LIVRO RECOMENDADO

A caminho da guerra: Os Estados Unidos e a China conseguirão escapar da Armadilha de Tucídides?

• Graham Allison (Autor)
• Em português
• Capa comum


Entre as recomendações, o GAO afirma que a liderança da US Navy precisa designar uma organização para liderar os esforços de reparo de danos em combate, ao mesmo tempo em que avalia e atualiza regularmente os modelos de vulnerabilidade dos navios, e fornece orientações que esclareçam as responsabilidades de comando e controle para os esforços de reparo de danos em combate.

“A Marinha concordou parcialmente com essas recomendações, que o GAO continua a acreditar serem justificadas”, afirma o relatório.

Em sua resposta, a US Navy afirmou que o Comando de Sistemas Navais é a organização com autoridade para supervisionar e liderar o desenvolvimento da capacidade de reparo de danos em combate, embora o NAVSEA não seja oficialmente projetado para desempenhar essas funções, apesar de estudos mostrarem que uma designação oficial seria útil.

A resposta da US Navy também observou que o NAVSEA tem responsabilidades de comando e controle para danos em combate, mas que não foi oficialmente projetado para tal função.

O relatório do GAO afirma que tal designação oficial ajudaria a esclarecer as coisas, já que os oficiais da US Navy entrevistados pela agência “notaram uma falta de clareza no processo de tomada de decisões”.

Enquanto o GAO recomendou que a US Navy estabeleça orientações que avaliem e atualizem periodicamente os modelos de vulnerabilidade de navios para informar o esforço de reparo de danos de combate, a força observou que o NAVSEA determina a frequência com que essas atualizações ocorrem.

“Concordamos com o compromisso da Marinha de atualizar os modelos de vulnerabilidade de navios”, afirma o relatório. “No entanto, continuamos a acreditar que a frequência e os fatores que exigem essas atualizações devem ser estabelecidos na orientação, para garantir que a Marinha atualize sistematicamente os modelos após a aquisição de navios.”

Rory O’Connor, porta-voz da NAVSEA, disse em e-mail para o Navy Times que, embora o departamento aprecie as avaliações independentes, não acha que designações formais para supervisionar o reparo dos danos de combate são necessárias, uma vez que a NAVSEA “já tem autoridade para liderar e supervisionar o desenvolvimento”.

Ele acrescentou que os funcionários do NAVSEA continuarão a determinar com que frequência deve-se atualizar os modelos de vulnerabilidade “para melhor apoiar o reparo dos danos de combate”.

Fonte: Navy Times.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

____________________________________________________________________________________________________________
____________________________________
________________________________________________________________________

Veja também