PASEO XLR da Safran escolhido para equipar as futuras fragatas brasileiras

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Imagem: Safran.

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O visor optrônico Paseo XLR (eXtra Long Range) da Safran foi selecionado pelo consórcio Águas Azuis para equipar as fragatas brasileiras Tamandaré. As quatro embarcações de 3.500 toneladas serão entregues a partir de 2026 à Marinha do Brasil. Cada embarcação será equipada com dois Paseo XLR.

O Paseo XLR incorpora os módulos dos sistemas optrônicos embarcados Euroflir, particularmente seus sensores de alta definição associados ao seu telescópio multiespectral, permitindo assim a identificação de ameaças no limite do horizonte. O Paseo XLR é capaz de identificar pequenas embarcações que são dificilmente detectadas por radares tradicionais devido a estarem próximas da superfície e serem frequentemente fabricadas com materiais invisíveis às ondas de radar. Ele é particularmente útil em contextos assimétricos onde as embarcações da linha de frente chegam a operar perto da costa e podem ser cercadas por pequenos barcos com intenções desconhecidas.

Este visor de ultralongo alcance irá oferecer à Marinha do Brasil maiores capacidades de intervenção, ampliando o raio de segurança em torno dos seus navios. O Paseo XLR irá colaborar com a autoproteção de cada uma das Fragatas na detecção e identificação das ameaças – inclusive em condições de mar agitado, com velocidade elevada e em condições de visibilidade limitada. De dia ou de noite, o Paseo XLR permitirá a conduta de tiro do armamento de artilharia principal.

Os dois primeiros Paseo XLR serão entregues para o consórcio Águas Azuis no início de 2023. A Safran Eletrônica & Defesa Brasil, filial da Safran Electronics & Defense, irá assegurar todo o suporte ao cliente que compreende as atividades de serviço, treinamento e intermediação das tratativas para peças de reposição e reparações dos visores optrônicos Paseo XLR.

A SAFRAN

Safran é um grupo internacional de alta tecnologia que atua nos mercados aeronáutico (propulsão, equipamentos e interiores), espacial e de defesa. Sua missão: contribuir sustentavelmente para um mundo mais seguro, onde os transportes aéreos estão se tornando cada vez mais ecologicamente corretos, mais confortáveis e acessíveis. Presente em todos os continentes, o Grupo emprega mais de 79.000 colaboradores com um faturamento de 16,5 bilhões de Euros em 2020, e ocupa, sozinho ou em parceria, as primeiras posições mundiais ou europeias. A Safran é uma sociedade listada na Euronext Paris e faz parte dos índices CAC 40 e Euro Stoxx 50.

Safran Electronics & Defense é líder mundial em soluções e serviços em optrônicos, aviônicos, eletrônica e periféricos críticos, para os mercados civil e de defesa. A empresa equipa mais de 1.000 navios, 25.000 veículos terrestres e 10.000 aviões em todo o mundo.

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2 comentários

  1. Porquê a MB as designa como ”Fragatas”, se as embarcações são Corvetas?

    As Fragatas Tamandaré são as Corvetas Meko a100 da Tyssenkrupp, sendo que suas Fragatas são as Meko a200.

    1. Alexandre, independentemente do fabricante, no caso do Brasil (não respondendo pela marinha), a corveta Barroso, por exemplo, desloca cerca de 2.300 t, e as fragatas classe Niterói deslocam cerca de 3.800 t. As classe Tamandaré vai deslocar cerca de 3.500 t, portanto se encaixa mais no que classificamos como fragata. Note que, de forma geral, uma corveta é menor que uma fragata, que por sua vez é menor que um contratorpedeiro, mas essas nomenclaturas não são padronizadas, cada marinha usa da forma como entende ser cabível.
      Grato pela mensagem. Forte abraço!

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