Por Albert Caballé Marimón |
O Chefe Marechal do Ar Hugh Dowding, Chefe do Comando de Caças da RAF na Batalha da Grã-Bretanha, foi o grande responsável pela difícil e fundamental vitória britânica.
Ainda antes da guerra foi um ferrenho defensor do desenvolvimento do radar e dos caças Spitfire e Hurricane, que mais tarde se provaram vitais. Com superiores habilidades organizacionais e visão estratégica, ele deixou a RAF na melhor posição possível para o combate.
Reservado e sem carisma, apelidado de “Stuffy” (algo como “Chato”), não era muito popular entre o Alto Comando. No entanto, tinha uma preocupação genuína com os pilotos, identificando a necessidade de manter um rodízio de esquadrões para mantê-los descansados tanto quanto possível.
Era bem quisto pelos pilotos e, ao deixar o Comando de Caça, sua dedicação a eles ficou evidente em sua última mensagem.
“24 de novembro de 1940
Meus queridos Pilotos de Caça,
Ao enviar-lhes minha última mensagem, eu gostaria de poder dizer tudo o que está em meu coração. Não espero superar a eloquência simples das palavras do Primeiro Ministro (Churchill), “Nunca antes tantos deveram tanto a tão poucos”. A dívida permanece e aumentará.
Ao dizer adeus a Vocês, eu quero que saibam que estiveram continuamente em meus pensamentos e que, embora nossa conexão direta possa ser interrompida, talvez eu ainda possa ajudá-los em sua galante luta.
Adeus e que Deus abençoe a todos vocês.
Chefe Marechal do Ar Hugh Dowding”
RECOMENDADOS PELO VELHO GENERAL
RECOMENDADO: Air Officer Commanding: Hugh Dowding, Architect of the Battle of Britain
|
Verdadeiro líder, na acepção da palavra. De caráter introspectivo, diferente dos líderes mais carismáticos, soube extrair o melhor de seus comandados, ao dar-lhes condições de fazer o melhor sempre que possível.
Os grandes lideres não precisam ser necessariamente eloqüentes. Grato por comentar!
Eu diria que seu espírito reservado está bem refletido nesta carta. Foi uma despedida quase que protocolar. Para aqueles que serviram com ele, isso talvez não fizesse a menor a diferença.
Realmente a carta reflete bem! Ao que me consta, ele era bem quisto pelos pilotos. Grato pelo comentário!